O título desta mensagem foi retirado do jornal Diário de Notícias e alerta para as alterações que já se fazem sentir no traçado da costa marítima e as que poderão, ainda, ocorrer de futuro.
As enormes ondas da tempestade de segunda-feira e as imagens da água a invadir praias e estradas, a arrastar carros, e a destruir apoios de praia e restaurantes são um poderoso alerta para os perigos que afetam o litoral. Um litoral muito exposto: 67% da costa portuguesa tem "um risco significativo de erosão".
Há zonas, mais vulneráveis, onde o mar avança vários metros por ano, indica o geólogo José Luís Zêzere, professor do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT). "Na área entre Espinho e Aveiro a taxa de recuo da linha de costa é de sete metros por ano. É consistente, nos últimos dez anos recuou setenta metros, e nada indica que vai mudar."
Os especialistas consideram a influência das alterações climáticas, mas advertem que estamos a pagar o preço de décadas de mau ordenamento do território.
por Patrícia Jesus, 8/1/2014