quarta-feira, 9 de julho de 2014

Riscos climáticos mundiais

Carta dos impactos do aquecimento climático (mapa interativo)
A propósito da cimeira sobre o clima realizada  em Varsóvia, na Polónia, o Le Monde publicou um planisfério com os riscos climáticos previstos para o nosso planeta caso sejamos incapazes de evitar o agravamento do aquecimento global. O mapa mostra que nenhum país ou quase nada é poupado. Entre os mais poluidores estão os países ricos. Muitos deles estão empenhados em contribuir para alterar este perigoso cenário. A China, focada na sua recuperação económica, é uma exceção notável. Tornou-se o país mais poluidor nos últimos anos e recusa-se a fazer os mesmos esforços que os países ricos.

Destes, Canadá, EUA e Austrália, por razões económicas  e pelas suas agendas políticas.  A União Europeia tem feito esforços mas, ainda, insuficientes. Dentro dos países que procuram "abandonar" o grupo dos considerados em desenvolvimento e com o objetivo de um crescimento económico rápido, o clima é, igualmente, relegado para segundo plano. são os casos do Brasil, México, Rússia, Índia, Indonésia, Nigéria, África do Sul e países do Golfo.
http://www.populationdata.net/indexcarte.php?option=article&origine=accueil&aid=1033&nom=Carte-des-risques-climatiques-dans-le-monde&mid=3040&nom=monde-risques-climatiques-2013

 

Blog Archive

Número total de visualizações de páginas