terça-feira, 19 de agosto de 2014

A importância da barragem de Mosul no Iraque

Foto da barragem de Mossul - Google Maps
Vista de satélite da barragem de Mossul segundo
 o  Google Maps.
Após dois dias de intensos combates, o exército iraquiano e as milícias curdas, com o apoio de raides aéreos americanos, retomaram o controle da barragem de Mosul, que estava nas mãos dos jihadistas do proclamado Estado islâmico.
A barragem é uma obra de engenharia estratégica para a região. Localizada no rio Tigre, um dos rios que, juntamente com o rio Eufrates, delimitava a Mesopotâmia,  a barragem:
  • foi construída em 1980
  • inaugurada em 1986
  • é a 4ª maior do Médio-Oriente
  • cobre as necessidades da região Norte do Iraque
  • fornece água e eletricidade a cerca de 1 milhão de habitantes
  • é indispensável para a irrigação das culturas, nomeadamente, em Ninive
  • é, em suma, crucial para a sobrevivência de um vasto e árido território.
Caso os jihadistas do EIIL (Estado Islâmico do Iraque e do Levante) provocasse uma rotura na barragem o resultado seria a formação de uma enorme vaga, com cerca de 20 metros de altura, e um número incalculável de mortos em consequência das cheias que atingiriam a cidade de Mosul, a jusante da barragem.
O problema do domínio da água é fonte de confrontos nesta área conflituosa do globo onde, grupos extremistas muçulmanos, procuram instalar um novo Califado abrangendo parte da Síria e do Iraque e estendendo-se, até 2020, a outros territórios, tal como se pode ver no mapa por eles divulgado recentemente. Inspirados na História e em Deus, os jihadistas querem reconstituir o califado abolido, há 90 anos atrás, pelo presidente turco Mustafa Kemal Ataturk, o fundador da Turquia moderna.
http://www.lemonde.fr/proche-orient/article/2014/08/19/pourquoi-le-barrage-de-mossoul-est-un-site-strategique-en-irak_4473290_3218.html

Mapa divulgado nas redes sociais pelos jihadistas
 do EI - Estado Islâmico - mostrando os territórios que 
pretendem conquistar até 2020.
 

Blog Archive

Número total de visualizações de páginas