domingo, 31 de agosto de 2014

Na Califórnia, o Central Valley morre de sede

Texto que descreve a situação dramática de uma vasta área do Oeste americano, Central Valley, sujeita a uma seca que é considerada a mais grave em cinco séculos. Trata-se da região agrícola do estado da Califórnia, o mais populoso dos EUA, com 38 milhões de habitantes, responsável pela produção de 50 % dos frutos, nozes e legumes. 
Considerado o período mais árido em 500 anos, o vale está a transformar-se num espaço de poeira, uma situação que faz recordar as condições que originaram o Dust Bowl, ocorrido nos anos 30 do século XX.

No artigo da autoria de Claudine Mulard, enviada do jornal Le Monde, é focado  o caso particular de Terra Bella, uma aglomeração com 3 mil habitantes em pleno Central Valley. Beneficiando de um microclima favorável e de uma localização perto da cadeia montanhosa de Serra Nevada, os seus agricultores desesperam com a falta de água que se faz sentir. Alguns deles têm investido na compra de água com a esperança que, o próximo inverno, traga as chuvas necessárias ao abastecimento de água. Outros tâm arrancado as suas culturas por incapacidade de investimento.
Esta notícia é um exemplo da conjugação de fatores que condicionam a prática da agricultura: a seca, a escassez de recursos hídricos, infraestruturas de distribuição e conservação de águas inadequadas e opções políticas erradas, nomeadamente, quando se privilegia o abastecimento de água para outras atividades em detrimento da agricultura.
 

Blog Archive

Número total de visualizações de páginas