sábado, 11 de abril de 2015

Clima de Portugal continental, outra perspetiva


Fig.1
Fig.2
No Fórum do www.meteopt.com, "stormy - Cumulonimbus" (identificação de um participante no fórum) refere que, nos anos 80 do século XX, foi realizado um trabalho de bioclimatologia por investigadores do Centro de Estudos Geográficos, da FLUL - M.J. Alcoforado, M.F.Alegria, A.R.Pereira e C.Sirgado - intitulado Domínios Bioclimáticos. Neste estudo encontrámos a descrição das diferenças regionais climáticas do país continental (fig.1). Tal diferenciação foi obtido a partir da aplicação do Índice Xerotérmico de Gaussen, uma fórmula que permite identificar os dias considerados biológicamente secos (P<2T). Lembremos que esta relação matemática é a que usámos para calcular os meses secos e o período seco estival .
Para "stormy - Cumulonimbus"  melhorar-se-á a diferenciação traçada se se considerar o contraste entre o litoral norte e centro e o interior norte e centro (fig.2).

"Primeiro, uma faixa de caráter Atlântico, com precipitações elevadas, e temperaturas frescas o ano todo...
Em segundo lugar, uma faixa pré Atlântica, com menos precipitações, e maiores amplitudes térmicas, especialmente no sentido de Verões mais quentes, secos e longos do que a região Atlântica.
Em terceiro surge uma zona pré Mediterrânea interior, com precipitações ainda demasiado elevadas para serem consideradas dentro da faixa típica Mediterrânea, mas com regime térmico e valores térmicos em tudo similares ao clima puramente Mediterrâneo...invernos suaves a frescos e verões muito quentes.
Em quarto lugar, uma faixa litoral de clima muito ameno, com fracas amplitudes térmicas, Verões mornos e Invernos muito suaves, esta faixa cobre essencialmente o litoral SW, e por ainda ter precipitações algo elevadas, é considerada Pré Mediterrânea Litoral essencialmente por ter uma estação chuvosa mais longa do que nos climas Mediterrâneos típicos.
Em quinto lugar, o clima Mediterrâneo típico, no SE do Pais e Algarve, com Verões quentes, Invernos suaves e precipitações em geral fracas e muito concentradas entre Outubro e Abril, com médias de 300 a 600mm/ano".

Basicamente, as planicies litorais e porções das serranias costeiras do norte e centro, tendencialmente mais amenas e a uma distancia relativamente pequena do mar, merecem alguma diferenciação do interior, ainda que eventualmente o regime pluvial possa ser idêntico.
 

Blog Archive

Número total de visualizações de páginas