Parque Nacional da Peneda-Gerês |
Região essencialmente granítica oriunda do enrugamento hercínico, apresenta~se fortemente fraturada com um relevo vigoroso fruto de um rejuvenescimento alpino (Era Terciária). Testemunho da antiguidade geológica é o aspeto aplanado dos cimos das serras, tal como a imagem evidencia.
"O Peneda Gerês foi considerado um dos mais belos parques naturais do mundo. Uma distinção atribuída, no passado dia 30 de março, pelo jornal britânico “The Guardian” que coloca o parque da Região Norte do nosso país na quarta posição, numa lista de dez sítios espalhados pelo mundo, distinguidos pela sua beleza natural, paisagens extraordinárias e vida selvagem.
Num curto espaço de tempo, é a segunda vez que a Região Norte é distinguida pelas suas riquezas naturais. Primeiro foi o jornal britânico The Telegraph a considerar, também em março passado, o rio Douro um dos 14 mais bonitos do mundo.
No que respeita à distinção do Parque Peneda Gerês, o jornal britânico destaca no caso do parque português o facto de “ser possível andar num pónei domesticado, os vestígios ainda visíveis do período da ocupação romana - nomeadamente uma estrada de pedra com mais de dois mil anos -e a possibilidade de se encontrarem várias piscinas naturais”. Também eventos como a sexta-feira 13, em Montalegre, não é ignorada pelo “The Guardian”, encarado como um dos momentos altos da região para visitar. De realçar, ainda, que o destino tem sido alvo de apoios comunitários geridos pela CCDR-N, muito dirigidos a assegurar condições para o acolhimento de turistas, incluindo programas de animação".
http://www.ccdr-n.pt/regiao-norte/406/peneda-geres-no-top-dos-mais-belos-parques-naturais-de-todo-o-mundo