Polis Litoral Norte concluiu em seis anos 33 das 54 obras previstas
Na sua edição de 5/06/2015, o jornal Público divulgou a notícia, da agência Lusa, da conclusão das obras de requalificação da costa portuguesa nos municípios ribeirinhos de Esposende, Viana do Castelo e Caminha. As empreitadas foram levadas a cabo pela Polis Litoral Norte - Sociedade para a Requalificação e Valorização do Litoral Norte, S.A. - constituída em novembro de 2008. Em junho desse ano, foi criado o Programa Nacional Polis Litoral, um programa vocacionado para enfrentar os problemas que afetam a nossa orla costeira.
As zonas costeiras assumem uma importância estratégia crescente em termos ambientais, económicos, sociais e culturais. A resolução dos seus problemas, designadamente o controlo dos processos erosivos, da ocupação urbana de zonas de risco, da destruição de habitats e a perda de biodiversidade e do declínio das actividades económicas, revela-se prioritária no âmbito de uma política de desenvolvimento sustentável, implicando que se procure o equilíbrio e interacção indispensáveis entre a conservação dos recursos naturais, a protecção da natureza e o desenvolvimento socioeconómico de cada região, encontrando-se as soluções mais eficazes que lhes assegurem um efectivo desenvolvimento sustentável e equilibrado.
Foi com esta preocupação que em Junho de 2008 foi lançado programa nacional de requalificação e valorização da orla costeira Polis Litoral.
Litoral Norte - Polis Litoral