terça-feira, 29 de setembro de 2015

NUTS 2013 - As Novas Unidades Territoriais para Fins Estatísticos

NUTS 2013
Desde a sua adesão à Comunidade Económica Europeia, Portugal teve de adotar a nomenclatura definida pelo Eurostat para efeitos de análisa estatística dos dados relativos aos, então, 12 Estados-Membros.
As alterações ocorridas de 1986 para cá, agora, na União Europeia, e a aprovação, no nosso país, da Lei nº75/2013, de 12 de setembro (que aprovou o estatuto das entidades intermunicipais), conduziram a uma nova reorganização da estrutura administrativa portuguesa. As alterações ocorrem nas NUTS de nível III cujos limites passam a corresponder aos limites territoriais das Entidades Intermunicipais (EIM). Esta nova divisão regional (NUTS 2013) começou a ser aplicada pelo Sistema Estatístico Nacional e Europeu a 1 de janeiro de 2015.

NUTS 2013 : as novas unidades territoriais para fins estatísticos
Ano de Edição: 2015

Resumo
A NUTS 2013 : as novas unidades territoriais para fins estatísticos apresenta a nova nomenclatura de referência que serve de suporte à recolha, organização e divulgação de informação estatística regional a nível europeu. A nova divisão regional (NUTS 2013) começou a ser aplicada pelo Sistema Estatístico Nacional e Europeu a 1 de janeiro de 2015. Esta publicação apresenta, para além das novas NUTS portuguesas, o Regulamento europeu de enquadramento da NUTS, as anteriores revisões das NUTS portuguesas sob enquadramento legal nacional e a relação com a política de coesão da União Europeia

 https://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_publicacoes&PUBLICACOESpub_boui=230205992&PUBLICACOESmodo=2       

 

Blog Archive

Número total de visualizações de páginas