domingo, 26 de março de 2017

Um novo Atlas Internacional de Nuvens

Praecipitatio - a chuva é visível na base do cúmulo-nimbus e
cria uma nova forma. Trata-se de um dos novos tipos de 

nuvens integrado no novo Atlas.
Em 23 de março de 2017, a Organização Meteorológica Mundial (OMM) publicou o novo Atlas Internacional de Nuvens - a referência global para a observação e identificação de nuvens, que são uma parte essencial do clima, do sistema climático e do ciclo da água - uma obra que combina as tradições do século XIX com a tecnologia do século XXI.
A importância do estudo das nuvens é de tal modo reconhecida que, na mensagem para o Dia Meteorológico Mundial, em 23 de março, Petteri Taalas, atual secretário-geral da OMM afirmou:
"Mais de dois milênios atrás, Aristóteles estudou nuvens e escreveu um tratado abordando seu papel no ciclo hidrológico. E hoje, os cientistas entendem que as nuvens desempenham um papel vital no balanço energético, no clima e no tempo da Terra. Se queremos prever o tempo, temos que entender as nuvens. Se quisermos modelar o sistema climático, temos que entender as nuvens. E se quisermos prever a disponibilidade de recursos hídricos, temos que entender as nuvens "

https://public.wmo.int/en/media/press-release/new-international-cloud-atlas-19th-century-tradition-21st-century-technology
Tal como sucede com a Taxonomia de Lineu (sistema de classificação dos seres vivos), o sistema de classificação das nuvens adotou uma base latina já usada, em 1803, pelo meteorologista amador Luke Howard  que escreveu The Essay on the Modifications of Clouds.
O sistema considera  dez "géneros" básicos da nuvem,  definidos de acordo com a altitude a que se formam e a sua aparência aproximada:

  • Nuvens de alto nível normalmente têm uma base acima dos 5 000 metros
  • Nuvens de nível médio têm uma base que está normalmente entre 2 000 e 7 000 m 
  • Nuvens de baixo nível geralmente têm sua base abaixo dos 2 000 m 

A maioria dos nomes de nuvens contém prefixos latinos e sufixos que, quando combinados, dão uma indicação do caráter da nuvem. Esses incluem:

  • Alto: nível médio (embora latino para alto)
  • Cirrus / cirro: penas, wispy
  • Cumulus / cúmulo: amontoado / puffy
  • Nimbus / nimbo: chuva-rolamento
  • Stratus / estrato: plano / em camadas e liso

Os 10 géneros são subdivididos em "espécies", que descrevem forma e estrutura interna, e "variedades", que descrevem a transparência e disposição das nuvens. No total, existem cerca de 100 combinações.



 

Blog Archive

Número total de visualizações de páginas