segunda-feira, 2 de abril de 2018
Ameaçados pelo clima - Fronteiras XXI
A FFMS (Fundação Francisco Manuel dos Santos), em parceria com a RTP 3, prossegue o seu projeto Fronteiras XXI, desta vez, com um debate sobre Alterações Climáticas que se fazem sentir em todo o mundo e, em especial, para nós, em Portugal.
No lançamento preparatório do tema, inclui este vídeo que, em pouco mais do que 3 minutos, resume o que se passa durante um ano com o dióxido de carbono na atmosfera terrestre.
Apresentado por Bill Putman, cintista climático no Centro Goddard de Voos Espaciais da NASA, o documentário é um modelo elaborado por um supercomputador que comprimiu um ano de dados recolhidos sobre o gás que mais contribui para o efeito de estufa e que, como sabemos, está intimamente ligado às atividades humanas.
Podemos ver diferenças entre o que se passa em cada um dos hemisférios. Enquanto no Hemisfério Norte as maiores concentrações se localizam nas áreas mais industrializadas - América do Norte, Europa e Ásia - e diminuem de volume durante a primavera e o verão, devido a maior quantidade absorvida de CO2 pela fotossíntese, no Hemisfério Sul observamos , no seu verão, a libertação de outro poluente. Trata-se do monóxido de carbono, altamente prejudicial ao meio ambiente e aos seres humanos, resultante da época de incêndios que afeta África, América do Sul e Austrália.
Vemos, também, o quanto estes dois gases entram na dinâmica da circulação geral da atmosfera. As cores vermelho e roxo correspondem aos períodos de maior concentração destes gases lesivos. Quando estas cores quentes se esbatem significa que é menos a concentração quer do CO2 quer do CO.