terça-feira, 10 de abril de 2018

Cidades Inteligentes, mais exemplos de iniciativas em cidades portuguesas

Foto de Tiago Monteiro
Paragem de autocarro em Lisboa com informação
em tempo real sobre tempos de espera
Maria João Bourbon e Vítor Andrade (edição do Semanário Expresso de 7 de abril de 2018) assinam um artigo intitulado "Já conseguiu respirar fundo na sua rua, hoje?" onde, a partir da descrição de pormenores que vão sendo adotados nalgumas das nossas cidades, confirmam a adesão ao novo paradigma urbano das Smart Cities. Sintetizando o texto, vejamos alguns dos exemplos:

  • Pontos de carregamento para baterias de carros elétricos
  • Maior frequência de autocarros públicos com oferta de internet grátis
  • Paragens de autocarros com informação do tempo de demora dos diferentes percursos
  • Iluminação pública led
  • Maior número de espaços verdes  
  • Carros de recolha do lixo para identificação das ruas onde recolher os resíduos urbanos
Neste texto é dito, também, que 135 dos 308 municípios do país - tais como Lisboa, Porto, Viseu, Braga, Coimbra, Aveiro, Águeda, Guimarães e Cascais - já investem em soluções para que as cidades se tornem cada vez mais inteligentes. É referido, ainda, que empresas há que procuram contribuir com a oferta de soluções para melhorar a conectividade, os recursos e a inovação nas cidades". Como exemplo, os autores destacam o caso da "startup portuguesa Pavnext que foi escolhida para testar nas estradas de Cascais o seu sistema de prevençãode acidentes e produção de energia elétrica. Os pavimentos da empresa permitem não só reduzir a velocidade de circulação dos veículos sem qualquer ação dos condutores mas também captar dados de tráfego em tempo real e a energia cinética dos veículos para transformar-la em energia elétrica".
Ciente da importância que este novo paradigma tem para a melhoria da vida das cidades, a Associação Nacional dos Municípios Portugueses criou a secção Smart Cities da ANMP que reúne 34% dos nossos municípios e representa 50% da população do país.

 

Blog Archive

Número total de visualizações de páginas