sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Um século de aquecimento global, em apenas 35 segundos, o "Círculo da Temperatura"



Anomalias da temperatura por país desde 1900 - 2016 ( publicado em 02/08/2017 por climatecentraldotorg )

Em apenas 35 segundos, esta animação, o "Círculo da Temperatura", mostra que todas as nações do planeta estão agora no vermelho. Num artigo assinado por Brian Khan, da
Climate Central, em 8 de agosto de 2017, lemos que este gráfico circular animado confirma a tendência da alteração climática que se tem vindo a manifestar. Do Afeganistão ao Zimbabué, em mais de 100 países, os valores das anomalias da temperatura média anual de cada país, representados pelas barras, "pulsam" a um ritmo cada vez mais acelerado à medida que os anos avançam. Além dessa maior intensidade de movimento das barras, as próprias cores vão-se tornando caa vez mais "quentes" fixando-se entre o laranja e o vermelho escuro.

"Não há países isolados que se destaquem claramente do gráfico", disse Antti Lipponen, físico do Instituto Meteorológico da Finlândia que fez o gráfico. "O aquecimento é realmente global, não local".

 Nas últimas três décadas (que começa em torno da marca de 14 segundos no vídeo), as barras começam a empurrar mais e mais a partir do centro. Os anos mais frios do que o normal começam a tornar-se mais raros e, nos anos 90, quase desapareceram completamente.


Os últimos três anos foram os mais quentes já registados. Vários países ficaram mais de 2 ° C mais quentes do que a linha de base de 1951-1980 usada no gráfico. Isso os coloca bem acima do limite de aquecimento consagrado no Acordo de Paris, servindo como um aviso de quão rápido estamos empurrando para um novo território.








Tal como já afirmado atrás, 2016 revela um Círculo da Temperatura" com mais acentuadas anomalias e com maior expressão quantitativa.
Antes do Círculo, no ano anterior, Hawkins, criou a Espiral das Temperaturas globais mensais relativas ao período entre a revolução industrial e o ano de 2016.
"O ritmo da mudança é imediatamente óbvio, especialmente nas últimas décadas", escreveu Hawkins.
O gráfico é parte do esforço de Hawkins para explorar novas formas de apresentar dados de temperatura global de uma maneira que claramente mostre a tendência de aquecimento. Outro cientista do clima, Jan Fuglestvedt, do Centro para o Clima Internacional e Pesquisa Ambiental - Oslo, sugeriu a apresentação em espiral.

Espiral de Temperaturas globais mensais de 1850-2016. Crédito: Ed Hawkins
 

Blog Archive

Número total de visualizações de páginas