É possível cativar os jovens para a politíca? |
sempre um processo inacabado. Há novas necessidades, existem novas ferramentas e surgem novos paradigmas. Como se constata, ao longo da História, agimos, reagimos, e repetimos e repetiremos os ciclos, dito de outra maneira, de ação, reação, ação, reação ... o que muda é o ritmo. Outrora, lentamente, hoje, vertiginosamente.
E é, precisamente, com o recurso às novas tecnologias de comunicação que se espera atrair crescentemente o interesse dos jovens pelo seu presente político de forma a obter a sua militância efetiva.
O texto de Catarina Guerreiro fala-nos desse contexto. Algumas curiosidades que se podem tirar da sua leitura são, por exemplo:
- Mais de metade dos jovens a nível mundial não se sente representada pelos seus governos
- 57% dos portugueses entre os 15 e os 24 anos não revelam qualquer interesse na política
- uma das soluções passa por os políticos mudarem a forma de comunicar com eles e usarem meios digitais
- Pode instalar-se nos telemóveis ... põe os mais novos a votar nas propostas políticas, a lançar ideias e a dialogar directamente com os governantes.
- “A ideia é tornar a política mais sexy para os millennials (nascidos entre 1980 e 1996)”
- Segundo um inquérito global aos millennials... mais de metade dos jovens a nível mundial não se sente representada pelos seus governos e só 28% admite ter participado nos últimos actos eleitorais.