sexta-feira, 2 de novembro de 2018

"Se ainda não sabe onde fica o interior do país, nós dizemos-lhe"

Investimento aprovado por concelho 
Vítor Andrade, assina este artigo no Expresso (edição diária, 02 /11/2018) sobre 2/3 do nosso território a que se chama Interior, um vasto espaço continental que:
  • exclui somente as duas faixas litorais, a ocidental entre a foz do rio Minho e o estuário do Sado, e a meridional, algarvia
  • é constituído por 165 municípos e 73 freguesias
  • delimitado pela Associação Nacional de Municípios (ver mapa ao lado)
  • reúne 20% da população continental
  • é objeto do Programa Nacional para a Coesão Territorial
  • será abrangido por 1 856 projetos de investimento aprovados em 159 municípios
Como sabemos, o país conta, hoje, com infraestruturas de transportes e comunicações que abrangem, embora de forma assimétrica, o território. Se a acessibilidade entre o litoral e o interior está inegavelmente melhor, o que justifica o despovoamento do Interior? Sem dúvida que é a ausência de oportunidades eficazes que mantenham os seus habitantes, os seus jovens, em atividades locais. Para tal, criar postos de trabalho é a solução. Só crescendo economicamente é possível atingir maior desenvolvimento. Tornar o interior atrativo, porque "dá" trabalho e oferece uma riqueza paisagística incomparável, é um imperativo nacional.  Mas, necessariamente, não se deve aplicar e propagar uma solução única para todo este vasto espaço. Pelo contrário, tem que se valorizar os recursos endógenos e diversificar a oferta de acordo com as potencialidades locais e ou regionais.                                                                                              
 

Blog Archive

Número total de visualizações de páginas