"Porque não agimos?", de Ricardo Garcia (texto) e de Joaquim Guerreiro (infografia), é um documento expressivo dos problemas sistémicos que marcam o mundo à escala global e, também, do relato de algumas iniciativas criadas para solucionar alguns deles. Com esta infografia interativa a FFMS dá, uma vez mais, o seu contributo para mais um debate dentro do projeto Fronteiras XXI, em parceria com a RTP3.
O crescimento demográfico é um dos graves problemas com que nos defrontamos
Ainda nos anos 60 do século passado, surgem os primeiros alertas para a gravidade das consequências motivadas por exageros cometidos pelo apetite voraz dos humanos no consumo de recursos da Terra. Desde 1970 - ano do primeiro Dia da Terra e do Ano Europeu da Conservação da Natureza, variadíssimas iniciativas têm-se sucedido no sentido de discutir e estabelecer metas de combate aos problemas sistémicos que levam a que, hoje, digamos "Não há planeta B" é preciso agirmos.
Os vários signatários do Acordo de Paris comprometeram-se a atingir metas fundamentais para um combate eficaz à alterações climáticas ... todavia, suspeita~se que o aumento de apenas 1,5ºC será ultrapassado.
O crescimento urbano que prosseguirá nas próximas décadas, é outro dos problemas que acarreta pressões violentas sobre o ambiente que nos rodeia: consumo de água, de eletricidade e recursos naturais e a ocupação do espaço serão alvo de procura crescente.
(planisfério interativo no original)