Publicado pela OEM- "El Orden Mundial", este mapa mostra as diferenças na duração das viagens segundo duas rotas distintas: a do Canal do Suez, a mais utilizada, ainda, mais longa mas que pode ser seguida ao longo de todo o ano, e a do mar do Norte ou Passagem do Nordeste, menos utilizada porque, ao longo de uma parte do ano, ser inacessível à navegação devido à presença da calote polar boreal. Sucede que, por força das alterações climáticas, tem-se verificado uma redução da extensão da camada de gelo o que tem facilitado a
passagem de embarcações pelo percurso mais curto e, necessariamente, mais barato. Não só esta rota do Árctico proporciona ligações em menor número de dias como, dado o degelo, exige menos gastos ao dispensar o uso de navios quebra-gelos.
Agora, com o derretimento das calotas polares, que derretem a uma velocidade sem precedentes, navegar pelo Ártico é mais rápido, mais simples, mais estável e, acima de tudo, mais barato, portanto, espera-se que no próximo anos, o tráfego na rota norte aumenta exponencialmente à medida que se torna importante no cenário do comércio mundial.