domingo, 26 de julho de 2020

Nuvens à volta da Ilha da Madeira

MODIS Land Rapid Response Team, NASA GSFC
A NASA, a partir do seu satélite Terra, captou, em 16 de julho passado, uma elucidativa foto de um fenómeno nebuloso conhecido por vórtices von Kármán . Publicada a 23 de julho como imagem do dia, 
revela um conjunto de nuvens que se assemelha a uma cobra. Este efeito resulta do facto de a massa de ar transportada pelos ventos que sopram sobre o mar encontrarem um obstáculo, neste caso, a Ilha da Madeira, e serem "obrigados" a circunda-la em vez de soprarem sobre a ilha. 
 Esse movimento cria um padrão de rotação no ar atrás da ilha, com um lado soprando no sentido horário enquanto o outro gira no sentido anti-horário. Nesse caso, a velocidade do vento relativamente baixa causa uma perturbação moderada do vento e das nuvens atrás da ilha, deixando um rastro de nuvem semelhante a uma cobra acima das águas azuis do Atlântico Norte. Não é a primeira vez que a Madeira é divulgada por fotografias aéreas emitidas pela NASA, nem este fenómeno agora amplamente mediatizado é inédito. São vários os testemunhos que podemos encontrar ao navegarmos, por exemplo, pelas páginas eletrónicas da NASA.


 

Blog Archive

Número total de visualizações de páginas