sábado, 29 de agosto de 2020

Mapas 3D sobre a Densidade Populacional

Segundo a informação técnica, os mapas 3D foram realizados utilizando dados da
densidade populacional fornecidos pela União Europeia
Publicados pelo Visual Capitalist e divulgados, também, pelo World Economic Forum, estes mapas em 3D dão-nos uma perspetiva deveras interessante sobre as irregularidades na ocupação do espaço terrestre, dos vazios humanos (Saara e Arábia, Amazónia e floresta do Congo, taïga e tundra, regiões polares e grandes montanhas e, ainda desertos continentais como o Gobi) aos principais focos populacionais (Índia, China, Insulíndia, Sudeste asiático, Europa Ocidental, NE

da América do Norte à volta dos Grandes Lagos). São, ainda, evidenciados no planisfério os efeitos que a colonização dos continentes africano e latino-americano e a exploração dos seus recursos naturais provocaram no povoamento. Sendo o mar a única via de comunicação de que dispunham foi junto ao litoral que se construíram os portos e se desenvolveram as cidades mais importantes.Os mapas renderizados em 3D mostram onde estão os maiores aglomerados populacionais do mundo. 

O país mais populoso é a China mas, uma vez que a superfície da Índia é cerca de 1/3 da da China, no mapa global a representação em termos de densidade populacional cria a ilusão de que, a Índia, parece ser mais populosa. A técnica cartográfica usada mostra a densidade populacional em quadrados de 2 km x 2 Km e, a altura de cada barra, refere o número de pessoas que vivem no quadrado respetivo.

Nos mapas regionais que se seguem, cada quadrado é de 1 km x 1 km.

China vs EUA - Clusters vs Sprawl (sprawl = expansão)

O mapa 3D do país mais populoso do mundo, a China, e dos seus vizinhos mostra os grandes aglomerados urbanos - Hong Kong, Guangzhou e Xangai. Todavia, há também uma surpreendente concentração na China central: as cidades de Chengdu e Chonqing, na Bacia de Sichuan, fazem parte de um grande centro populacional. Curiosamente, mais de 93% da população da China vive na metade oriental do país. Na vizinha Coreia do Sul e Taiwan a população está concentrada ao longo da costa oeste.

Os EUA também têm grandes aglomerados populacionais litorais, mas muito mais dispersos do que na costa oriental asiática. Embora o corredor Boston-Washington abrigue mais de 50 milhões de residentes, os principais centros distribuem a população pelo Sul e Centro-Oeste. Observam-se, ainda,  os aglomerados na Flórida (e não exclusivamente focados em Miami como poderia ser suposto), Illinois, Geórgia e Texas. A Oeste a população é esparsa, como esperado, mas as áreas metropolitanas de Los Angeles e Bay Area na Califórnia destacam-se e "aproximam-se" dos  picos de densidade em altura  de Nova York.


Índia e Sudeste Asiático - Densidade maciça em áreas restritas 


Para além da ocupação de uma área geográfica que é cerca de 1/3 da da China, a Índia evidencia algumas fortes concentrações, ilustres, como em Mumbai, Nova Delhi e Calcutá, assim como e Dhaka no Bangladesh. Numa leitura mais pormenorizada vemos que a

 população da Índia concentra-se mais densamente no Norte antes de "desaparecer" nos Himalaias. Bangladesh é igualmente densamente povoado, com exceção da floresta protegida de manguezais ao longo da costa. A população do Paquistão vista à distância está agrupada ao longo do rio Indus.

,,,

Restrições geográficas (orográficas ou climáticas) sempre foram fatores decisivos na densidade populacional. Por exemplo, no Sudeste asiático, na Indonésia, o quarto maior país em população, mais de 50% dos seus 269 milhões de habitantes estão agrupados na única ilha de Java. Muitas das ilhas que compõem o território são inteiramente novas (cobertas por florestas tropicais) dificultando o povoamento, a que acresce a natureza instável do relevo com vulcanismo ativo. 

Quando a distância entre ilhas é menor, é mais fácil promover a fixação. Perto das Filipinas, mais de 100 milhões de pessoas povoaram densamente uma série de ilhas do tamanho do estado do Arizona.

Na verdade, apesar de ser uma das áreas mais populosas do mundo, cada país do Sudeste Asiático tem seus próprios problemas crescentes. Alguns são limitados pelo espaço (Singapura, Filipinas), enquanto outros são limitados pelas florestas (Tailândia, Vietname).

 

Blog Archive

Número total de visualizações de páginas