terça-feira, 31 de agosto de 2021

Efeito "barreira de condensação"

"Parece neve mas não é (...)"
.Meteo Trás os Montes - Portugal publicou na sua página do Facebook, no passado dia 28 de agosto de 2021, um conjunto de fotos reveladoras de um fenómeno meteorológico que ocorre, com frequência, na Barreira de Condensação, aquele conjunto de montanhas cuja orientação geográfica é concordante com a orientação da linha de costa minhota. Em consequência deste "paralelismo", as encostas expostas à influência dos ventos que sopram de oeste para este, do mar em direção ao interior, usufruem de muita mais humidade e precipitação, o que provoca forte contraste entre o Norte Litoral, mais húmido e chuvoso e o Norte Interior, mais seco. Para além do Meteo Trás os Montes - Portugal, onde são vários os contributos que podem ser apreciados, também o jornal O MINHO, no dia 29, dedicou uma página à divulgação deste acontecimento. No texto pode ler-se que: 

  • Algumas das grandes cadeias montanhosas que dividem Minho e Trás-os-Montes apresentavam no sábado o efeito meteorológico da elevação orográfica, quando o ar húmido se transforma em nuvens que evaporam antes de chegar ao cume.
  • Trata-se do efeito de elevação orográfico, quando uma massa de ar é forçada a partir de uma baixa elevação para uma altitude mais elevada (...) na medida em que a massa de ar ganha altitude, ela esfria adiabaticamente, o que pode elevar a humidade relativa a 100% e criar nuvens e, sob certas condições, a precipitação.
Já na página do Facebook aludida atrás, pode-se, ainda, ler que:
  • A "magia" das serras do #Marão e #Alvão que hoje se apresentaram assim, em mais um fenómeno deste Verão atípico

👉Como se forma?
De uma forma muito simples, o ar carregado de humidade vindo do Atlântico encontra a grande barreira montanhosa que separa Trás-os-Montes do Douro Litoral e Minho e é obrigado a subir, arrefece e condensa (forma nuvens/nevoeiro), chegado ao topo acontece o inverso, desce, aquece e as nuvens desaparecem, parece uma cascata que nunca chega ao fundo dos vales.
................
................








 

Blog Archive

Número total de visualizações de páginas