domingo, 12 de junho de 2022

Portugal é Mar

Eurocid
Localizado na extremidade ocidental da Europa, Portugal cedo soube aproveitar o Oceano enquanto forte componente da expansão económica.
No século XV, uma nova dinastia aberta a novos desafios aliada ao aperfeiçoamento da construção naval e ao domínio da navegação astronómica levou – nos à conquista de novas terras, à descoberta de novas riquezas, novas e profícuas relações comerciais com outros países. Com a expansão marítima os portugueses mostraram ao mundo que o desconhecido não constituía uma ameaça, mas um sem fim de oportunidades.
Como diria Fernando Pessoa “o mar sem fim é português”. E (...) constitui nos nossos dias uma janela de oportunidade de investigação, de inovação e de investimento (...)
“A Importância que o mar pode representar para Portugal advém não só da dimensão dos seus espaços marítimos, onde se inclui a plataforma continental, mas também da sua qualidade, nomeadamente no que se refere à vasta biodiversidade marinha e recursos geológicos, minerais e genéticos nele existentes.”


Oceanos: O futuro já chegou — Tiago Pitta e Cunha

O discurso sobre a importância dos oceanos para o futuro da humanidade já é obsoleto, porque "o futuro já chegou" (...)
“olhar para as questões da descarbonização dos oceanos”, perguntar o que podem os oceanos fazer para descarbonizar o planeta (...) soluções baseadas na natureza, a gestão e uso sustentável dos recursos e o uso de processos naturais para fazer face aos desafios ambientais.

(...) soluções baseadas na economia, “porque a economia do mar, se for direcionada para a descarbonização, vai ser fundamental como alternativa às economias terrestres, que poluem muitíssimo”.

se é preciso alimentar mais 30% a 40% de pessoas até 2050, tal significa mais 30% a 40% de proteínas alimentares, que não podem vir da agricultura tradicional, que gera muitas emissões de carbono, pelo que a solução pode passar pelas proteínas de origem marinha. 

Outra área fundamental é o setor dos transportes marítimos, responsáveis pela circulação de 90% do comércio global.

Os navios são o meio de transporte energeticamente mais eficiente de todos os meios de transporte. Transportamos muito mais massa por navio no mar de que podemos transportar por avião, comboio ou carro. E porquê? Porque temos um serviço ecossistémico, e isto é que é inteligente

 

Blog Archive

Número total de visualizações de páginas