quinta-feira, 21 de julho de 2022

Onda de calor e risco de incêndios na Europa


 A NASA Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço) e a ESA (Agência Espacial Europeia) partilharam imagens impressionantes da onda de calor que está a afetar a Europa neste verão de 2022, condição meteorológica que aumenta extraordinariamente o risco de incêndio em vários países. À exceção das elevadas altitudes (como os Himalaias) ou latitudes (caso do Ártico), o globo mostra que o restante hemisfério norte, correspondente aos continentes africano, europeu e asiático, registava, à data, temperaturas muito altas. Portugal destaca-se igualmente apesar da sua pequena dimensão territorial. 

O EFFIS (Sistema Europeu de Informação sobre Incêndios Florestais) divulgou, também no dia 19 de Julho, no Twitter, um mapa da Europa Ocidental seguindo uma escala de cores que permite verificar o grau de perigo da ocorrência de incêndios. Em Portugal, os fatores latitude e proximidade do mar beneficiam o Noroeste do país.
Quer a NASA quer a ESA recorrem aos seus sistemas de satélites para observarem e registarem os focos de incêndio que se localizam ao longo de todo o globo. Isso pode ver-se, no caso do mapa seguinte, por exemplo, na Península Ibérica.



 

Blog Archive

Número total de visualizações de páginas