segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

«Alterações Climáticas: um futuro possível»

Uma co-produção da FFMS com a RTP e um documentário excelente para ser  visto e apreciado. Publicado em 3 de Fevereiro de 2023, o texto que acompanha o vídeo diz:

Portugal é particularmente vulnerável às alterações climáticas. Nas últimas duas décadas, o país perdeu cerca de 20% dos recursos hídricos, um cenário que irá agravar-se, obrigando os diversos setores económicos a criarem soluções que possam atenuar estes impactos sem prejudicar a produtividade.
Combater as alterações climáticas implica abandonar o atual modelo económico baseado nos combustíveis fósseis e acelerar uma transição energética, assente em energias renováveis. Para a economia portuguesa, este caminho representa uma oportunidade para a criação de novos negócios através da gestão dos recursos naturais, do contributo do Sistema Científico e Tecnológico e das empresas inovadoras que desenvolvem produtos e serviços capazes de competir no mercado internacional. Como está o país a preparar-se para as alterações climáticas?

Ao longo dos cerca de 51m da sua duração, são-nos colocadas diversas perspectivas ambientais, económicas e sociais que merecem a nossa reflexão.
Não há um planeta B, já alguém disse, e devemos questionar-mo-nos qual o contributo que, mesmo em termos individuais, precisamos de adotar para conservarmos o planeta A, a Terra.
Dos problemas de escassez de água, à agricultura que se revoluciona, ao turismo preocupado com o ambiente a preservar, passando pelo setor florestal, abraçando formas de concretização da economia circular, não descurando as energias renováveis e a indispensável mobilidade com vista a uma maior sustentabilidade, todas estas áreas assentes em apostas sérias do setor de I&D, especialmente, com o contributo das Universidades, é um rol de imagens e pontos de vista importantíssimos que enriquecerão o nosso conhecimento sobre o país que somos e o futuro que lhe ambicionámos. Vale a pena ver.
 

Blog Archive

Número total de visualizações de páginas