domingo, 4 de junho de 2023

Imigração e Demografia

 O capítulo 4 do Relatório Estatístico Anual 2022, da Coleção Imigração em Números, uma publicação da responsabilidade do Observatório das Migrações, está dedicado à Imigração e Demografia. São 14 páginas (pg.62 a pg.75) onde é escalpelizada a relação entre estas duas temáticas. Exemplos de algumas frases retiradas das primeiras páginas dedicadas a esta interação:

  • Há um conjunto de fatores ou componentes que condicionam a evolução numérica das populações, a sua dispersão e a sua estrutura etária ... os nascimentos, os casamentos, os óbitos e as migrações. 
  • Os nascimentos acrescentam a população e rejuvenescem-na 
  •  Os óbitos subtraem à população e podem envelhecê-la ou rejuvenescê-la conforme as idades em que a mortalidade tenha maior incidência.
  • (...) as migrações podem acrescer (imigração) ou subtrair (emigração) a população, bem como rejuvenescê-la ou envelhecê-la consoante os grupos de idades que afetarem mais e o sentido do seu efeito. As migrações são, pois, uma das determinantes dos fenómenos demográficos, ditando o crescimento (ou não) da população, e definindo a sua estrutura e distribuição. 
  • (...) a relação entre imigração e demografia tem estado assente sobretudo na noção de migrações de substituição
  • (...) as migrações de substituição eram definidas como a proporção de migrantes necessários para contrariar tanto os declínios populacionais (associados à quebra de nascimentos e da população ativa) como o envelhecimento da população de cada país ...
  • Segundo um dos mais recentes relatórios das Nações Unidas (ONU, 2019: 35) com projeções da população mundial, as migrações tornaram-se na componente principal da mudança populacional de alguns países, demonstrando que a imigração pode atenuar o declínio populacional em países onde o saldo natural é negativo.
  • (...) em dez países do mundo – todos da Europa, entre os quais Portugal (Bósnia-Herzegovina, Bulgária, Croácia, Grécia, Polónia, Portugal, Letónia, Lituânia, Moldávia e Roménia) – os saldos migratórios negativos exacerbaram o declínio populacional causado pelos saldos naturais negativos entre 2010-2020 ...
  • O envelhecimento demográfico tem sido analisado como um problema social, no qual se atende à simultaneidade do envelhecimento no topo e na base da pirâmide etária, ou seja, o aumento do número de idosos devido ao aumento da esperança média de vida (envelhecimento do topo da estrutura demográfica) e a diminuição do número de crianças e jovens devido à quebra da natalidade (envelhecimento da base), com consequências ao nível do financiamento dos sistemas de proteção social e das respostas sociais e familiares.

 

Blog Archive

Número total de visualizações de páginas