quinta-feira, 13 de julho de 2023

Julho 2023 e uma Europa com recordes de temperatura

A Agência Espacial Europeia (ESA) publicou, no passado dia 13, mapas da Europa que revelam valores de temperatura da superfície terrestre recolhidos pelo satélite Sentinel - 3, do programa Copernicus. Temperaturas muito elevadas que se devem à presença do anticiclone tropical Cerberus (nome do monstro da mitologia grega, também,  nomeado no Inferno de Dante), que transporta uma massa muito quente e muito seca.

Mas, para além do anticiclone, os cientista falam da interferência do fenómeno El Niño que já está a manifestar-se este ano com o aumento da temperatura das águas superficiais do Oceano Pacífico, algo que provocará uma aumento superior da temperatura global ao que se verifica nos anos em que o El Niño não é registado.

Países como Itália, Espanha, França, Alemanha e Polónia são dos países europeus que registam ondas de calor com temperaturas acima dos 40º 


Estes valores retratados nos mapas respeitam à temperatura à superfície do solo onde o calor irradiado é mais intenso. Daí que, a temperatura do ar, seja ligeiramente mais baixa ... mas pouco. Por exemplo, observam-se valores à superfície da ordem dos 45º C em Roma Nápoles, Taranto e encostas leste do Mte Etna. Já em Espanha, e ao nível da temperatura do ar, esperam-se valores como 46º em Madrid e 47º em Sevilha.

Público

Público

 

Blog Archive

Número total de visualizações de páginas