quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

Infografia: As mulheres tornam-se mães 7 anos mais tarde

 Mais uma mini-infografia disponibilizada pela FFMS. Os dados constatam uma mudança substancial do modo como, a maternidade, é encarada hoje relativamente a 1975: 2,75 filhos por mulher em idade fértil baixou para 1,43, um índice que traduz a incapacidade de renovação das gerações; uma quebra que traduz, também, as diversas possibilidades do controlo artificial da natalidade e, ainda, o contributo do adiamento da maternidade. Consequência mais imediata: o envelhecimento populacional do país e a tendência para uma redução da população absoluta nas próximas décadas.
Recordemos o propósito da série de publicações intitulada de Cinco Décadas de Democracia, o que mudou?:

A democracia em Portugal faz 50 anos em 2024! Desde 23 de março de 2022, passámos a viver mais tempo em liberdade do que em ditadura. Assim, para celebrar o 50.º aniversário do 25 de abril de 1974, a Pordata e a FFMS iniciam um ano de debates sobre o país que éramos então e que somos agora.
Todos os meses publicaremos mini-infografias sobre as mudanças profundas que ocorreram, entre a década de 1970 e o presente, no emprego, na população, na economia, entre outras áreas importantes da vida nacional. Explore os temas e infografias que mais lhe interessam.

 

Blog Archive

Número total de visualizações de páginas