AMEL PAIN/EPA |
Canal do Suez reabre com duas vias náuticas para impulsionar a economia
https://www.youtube.com/watch?v=JW7dMAWu1Cs
http://pt.euronews.com/2015/07/30/canal-do-suez-reabre-com-duas-vias-nauticas-para-impulsionar-economia/
Novo canal do Suez está pronto a ser navegado
Ana Cristina Marques, assina esta notícia (edição de 28/07/2015, do Observador) que dá conta da viagem que serviu para testar a funcionalidade do novo canal do Suez. Com uma extensão de 72 km de comprimento, o empreendimento foi construído num ano e tem um traçado paralelo ao primitivo canal do Suez com quase 150 anos de existência. Apesar do seu custo elevado, a nova via é considerada vital tanto para o comércio à escala regional como, mesmo, global. De facto, 7% do comércio mundial por via marítima utiliza esta passagem para encurtar distâncias entre a Europa e a Ásia.
http://observador.pt/2015/07/28/novo-canal-do-suez-esta-pronto-navegado/
Um cargueiro nos testes em 25/7/15, em Ismailia |
Texto de Margarida Mota na edição diária do Expresso de 6/8/2015.
Salienta-se, da sua leitura, que:
- O "velho" canal do Suez é o canal artificial mais antigo do mundo.
- Foi inaugurado em 1869, portanto, tem 146 anos de existência.
Fonte: The Guardian |
- O novo Canal aposta no crescimento perante a crescente concorrência do Panamá e da ... China.
- A obra vai possibilitar:
- O trânsito de navios nos dois sentidos numa extensão de 72 km
- Encurtar o período de espera de 18 para 11 horas.
Pormenor do braço do novo Cana |
- O canal do Suez é uma das artérias de navegação mais importante para o comércio mundial, e, em particular, para o tráfico petrolífero.
http://leitor.expresso.pt/#library/expressodiario/05-08-2015/caderno-1/temas-principais/canal-do-suez-cresce-para-nao-mirrar