A Euronews, na sua edição de 26/08/2015, lança um novo alerta sobre um dos mais graves problemas com que a sociedade global se depara, a cada vez mais preocupante escassez de água potável, particularmente, na região do Médio Oriente, A situação de carência é tal que, a Arábia Saudita, declarou que, a partir de 2016, todos os alimentos serão importados. Recorde-se que, a agricultura, é a atividade económica que mais necessita de água.
Sendo um bem que rareia, embora de forma desigual, a água pode tornar-se uma arma poderosa de conflitos e tensões. Não é por acaso que já se lhe atribui o papel desencadeador de guerras regionais.
A Terra sempre sofreu convulsões naturais e alterações climáticas e soube adaptar-se e reequilibrar. Porém, a chegada do Homem introduziu fatores novos na evolução do sistema fechado que é o nosso planeta. A água que beberam os dinossauros é a mesma que bebemos hoje mas, a potável, é cada vez menos abundante e existe um culpado: as alterações climáticas impulsionadas pelas atividades humanas e, especialmente, as provocadas pelo aumento do dióxido de carbono na atmosfera com a consequente subida da temperatura do ar.
http://pt.euronews.com/2015/08/26/agua-cada-vez-mais-escassa/
Numa reportagem publicada há dois anos atrás, a água foi tema para a recolha de testemunhos na ilha de Chipre.