quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Qual é a diferença entre um mar e um oceano?

De acordo com o artigo assinado por Florenza Gracci e Emmanuel Monnier (Science & Vie, 13/dezembro/2015), existem alguns critérios que diferenciam os mares dos oceanos:
A escala/tamanho - um oceano é mais extenso do que um mar. Por exemplo, o Índico é o mais pequeno oceano e abrange 73 milhões de km2; o Mar Arábico, o maior, cobre apenas 3,6 milhões de km2.
  • A definição - um oceano é uma das maiores extensões de água salgada contornada por continentes, por exemplo, o Pacífico, o Atlântico, o Índico, o Ártico ou o Antártico. Os mares, menos extensos, podem ser de duas categorias: os mares fronteiriços (dispostos ao longo do contorno dos oceanos e circunscritos por penínsulas ou ilhas, como é o caso do Mar das Caraíbas) e os mares anexos (comunicam com o oceano por um estreito e são cercados por terra como é o caso do Mar Mediterrâneo que comunica com o Atlântico pelo Estreito de Gibraltar).  Estes mares circunscritos por massas continentais podem ser mais salgados que os próprios oceanos devido à forte evaporação que sofrem.
  • A diversidade biológica - é maior nos mares do que nos oceanos. Por exemplo, o Mar Mediterrâneo representa 1% da superfície coberta pelo Oceano Global e a circulação oceânica  e contém 4 a 18% das espécies marinhas.                                                                                                                                    

1. Circulação oceânica esquematizada pela NASA. As setas claras indicam o movimento geral da água à superfície dos oceanos e as setas escuras mostram o movimento das águas profundas. Os números indicam: 1. A Corrente do Golfo que transporta calor das regiões tropicais para a Europa do norte. 2. A formação das águas profundas norte atlânticas que resulta do forte arrefecimento da água no pólo norte. 3. A formação das águas profundas antárcticas devido à produção de grandes blocos de gelo a volta da Antárctida.
 

Blog Archive

Número total de visualizações de páginas