domingo, 21 de janeiro de 2018
Cascata de Fisgas de Ermelo - Helder Afonso
Helder Afonso, autor de "Portugal visto do Céu", partilha mais um testemunho da beleza natural do nosso país, em concreto, a vista aérea daquela que é considerada como a mais bela cascata localizada no território continental - a Cascata de Fisgas de Ermelo.
Situadas no Parque Natural do Alvão, as Fisgas de Ermelo são, também, classificadas como uma das maiores quedas de água da Europa. O nome tem origem num acidente geológico provocado pela dureza das rochas atravessadas pelo Rio Olo. Com predomínio de granito no seu curso superior e prevalência de xisto a mais baixa altitude, o rio confronta-se com rochas formadas há milhões de anos, sujeitas a intenso desgaste erosivo e rejuvenescidas pela orogenia alpina, de que resultaram fraturas e falhas tectónicas. O Rio Olo, como os rios que se encontram no Maciço Ibérico, aproveitou as fraturas e as falhas nas rochas para estabelecer o seu percurso, um trabalho incessante e inacabado. O relevo, para além do seu aspeto majestoso, é marcado por acentuados desníveis que, a montante e a jusante das Fisgas de Ermelo, é acompanhado por lagoas naturais denominadas "piocas" Município de Mondim de Basto - Turismo
Foto retirada de "Pelos caminhos do Mundo", de Maria Fernandes.
A caminho do Parque do Gerês, a autora deparou-se com o Parque Natural do Alvão e registou, entre outras, esta bela paisagem onde, a montanha, reina. Mas, como é bem documentado na foto, os cimos das montanhas são, grosso modo, aplanados, um testemunho da sua antiguidade geológica, embora tenham dado origem a um relevo jovem, um relevo rejuvenescido.
Portugal, país pequeno, é, no entanto, grande em diversidade. De Norte ao Sul do país, a biodiversidade é um reflexo das paisagens que nasceram ao longo de milhões de anos, do trabalho das forças internas da crosta e do esculpir conduzido pelos agentes externos, entre eles, os rios e, consequentemente, dos seus caudais diretamente relacionados com as caraterísticas climáticas.
O vídeo seguinte, publicado pelo ICNF - Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas- exemplifica a variedade que é apanágio de Portugal Continental.