sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Contraste Norte/Sul, uma situação de tempo recorrente

Oceano Atlântico
Nesta imagem de satélite relativa às 9h do dia 15/02/2018, podemos observar a disposição das massas de ar que afetavam parte do Oceano Atlântico e, em especial, o tempo que se fazia sentir em Portugal Continental:

  • uma massa de ar polar localizada a latitudes superiores a cerca de 41º N (mais ou menos a separar o Norte e Centro do país da região Sul) e que parece estar centrada na Islândia;
  • uma massa de ar tropical seca a abranger, nomeadamente, a Região Autónoma da Madeira indiciada pela ausência de nuvens;
  • uma massa de ar tropical húmida que se estende mais a Sul e que atinge, por exemplo, o Sul de Marrocos, o Saara Ocidental e parte da Mauritânia.
Para confirmarmos o que acabámos de descrever analisemos a carta sinóptica correspondente:
Aqui, situamos o centro depressionário, muito cavado, com uma pressão ao nível do mar de 958 hectopascais, responsável pelo mau tempo que se fazia sentir nas regiões Norte e Centro e a cintura de anticiclones associada ao bom tempo que se verificava a Sul.
A uma maior escala, o mapa da Península Ibérica pormenoriza o contraste regional do tempo meteorológico do dia 15 de fevereiro de 2018.
Por sua vez, o mapa de Portugal seguinte mostra a divisão regional seguida pelo IPMA  - Instituo Português do Mar e da Atmosfera.


Península Ibérica











 

Blog Archive

Número total de visualizações de páginas