Fonte - Criação dos autores: Hirotsuga Uchida e Andrew Nelson |
O que é este índice? Após pesquisa orientada pelas sugestões da leitura da notícia "Quão longe fica a cidade mais próxima?", deparei-me com um texto do Relatório de Desenvolvimento Mundial de 2009, assinado por Hirotsugu Uchida e Andrew Nelson, com o título Índice de Aglomeração: para uma nova medida de concentração urbana.
Básicamente, o que se pode extrair do referido texto é que:
- a definição, quer de cidade quer de área urbana, é contingente pois varia de país para país e, mesmo, ao longo do tempo o que inviabiliza comparações entre realidades geográficas distintas;
- é preciso, por isso, usar uma medida que possa ser aplicada aos vários países e permita ver as semelhanças e as diferenças;
- se deve valorizar a influência económica das aglomerações urbanas;
- residentes, trabalhadores e empresas tendem a concentrar-se onde encontram benefícios gerados pelas economias de aglomeração;
- tal constatação sugere a criação de uma nova medida, o Índice de Aglomeração;
- um índice sustentado em três fatores: a densidade populacional, o tamanho da população do "grande" centro da cidade e o tempo de viagem para esse grande centro da cidade;
- o objetivo do IA é ter uma definição globalmente consistente de concentração de lugares e atividades para realizar análises comparativas e agregadas entre países;
- as cidades consideradas na colheita de dados têm que ter um mercado suficientemente atrativo correspondente à existência de uma certa massa de pessoas que o sustente;
- então,
- a população destas cidades tem que ser igual ou superior a 100 000 habitantes
- a densidade populacional deve ser igual ou superior a 150 Hab/km2
- o tempo de viagem para os grandes centros urbanos foi baseado em estimativas de tempo necessário para percorrer 1 km em diferentes superfícies rodoviárias e, até, fora da estrada.
No gráfico, vemos:
- o centro da cidade como foco da área urbana
- a densidade populacional mais elevada no centro
- a projeção das distâncias-tempo segundo isócronas
- isócronas cujo traçado denuncia onde há maior ou menor acessibilidade de acordo com a categoria da infra-estrutura.