![]() |
O mundo visto à noite - as Mega-Regiões correspondem a áreas de maior Pegada Luminosa - LRP (Light Regional Product) |
"As classes criativas querem viver em locais onde podem reflectir e reforçar a sua identidade enquanto pessoas criativas. Não querem ser actores passivos do local onde habitam. Querem gozar a cultura de rua, mistura de cafés e pequenas galerias, onde não se traça a linha divisória entre participante e observador, criatividade e criadores"
Ora, sabemos que estas caraterísticas estão localizadas nalgumas cidades e respetivas áreas de influência, o que leva R. Florida a contrariar aqueles que dizem que, com a globalização, o mundo é "plano". Pelo contrário, diz, o mundo é, antes, pontiagudo, desnivelado sendo que, as pontas, têm tendência a serem cada vez mais altas e, os vales (os lugares que definham) cada vez mais cavados. É neste contexto qu R. Florida identifica 40 mega-regiões a nível mundial e, em cada uma delas, destaca o papel das cidades criativas nelas localizadas.PLANO OU PONTIAGUDO?
População num Mundo Pontiagudo:
mapa da densidade da população mundial a partir do número de habitantes das maiores cidades - uma distribuição assimétrica.
Atividade Económica num Mundo Pontiagudo
no planisfério são notórios os principais polos da economia mundial: União Europeia, Costa Leste dos EUA e Extremo Oriente - Japão e, cada vez mais, China
Inovação num Mundo Pontiagudo
inovação anda a par com tecnologia e criatividade; não espanta, portanto, a localização dos níveis de inovação mais expressivos com destaque, em particular, do Japão.
Mega-Regiões na América do Norte
Os elementos que caraterizam as mega-regiões são, segundo R. Florida:
-LRP (Light Regional Product), isto é, a relação entre intensidade luminosa e PIB
- População
- Patentes
- Cientistas "Estrelas".

Mega-Regiões na Europa
Para este especialista, o "guru" da Economia Criativa, existem 40 Mega-Regiões que impulsionam a economia mundial e que reúnem:
- 1/5 da população mundial
- 2/3 do rendimento económico mundial
- mais de 85% da inovação global
A esta escala destacam-se, para além das mega-regiões nipónicas, as que já se desenham em países como a China, Singapura, Índia e Tailândia.
As cidades criativas, ainda segundo Florida, desenvolvem-se assentes num modelo de "Três T´s" - Tecnologia, Talento e Tolerância:
- Tecnologia - indústria
- Talento - realização educacional e realização profissional
- Tolerância - imigração, abertura dentro da indústria para os recém-chegados, abertura dentro das comunidades para gays e lésbicas
Mapas: Who´s Your City? by Richard Florida