quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Who´s Your City?- Mega-Regiões e Cidades Criativas

O mundo visto à noite - as Mega-Regiões correspondem a áreas de maior
 Pegada Luminosa - LRP (Light Regional Product)
Richard Florida, teórico norte-americano em Urbanismo e especialista em Economia Urbana, defende que, em plena era da globalização, a escolha da cidade para viver e trabalhar é a decisão mais importante que qualquer um de nós tem que assumir. E quais são as cidades que maior capacidade atrativa têm? As que são capazes de oferecerem as oportunidades que a nova classe económica procura. E que classe é esta? É a "classe criativa" um conceito amplo que engloba profissionais que utilizam a criatividade como motor da sua actividade ... Para atrair esta "classe criativa", as cidades têm que oferecer um ambiente cultural e social orgânico, dinâmico e de abertura à diversidade. 

"As classes criativas querem viver em locais onde podem reflectir e reforçar a sua identidade enquanto pessoas criativas. Não querem ser actores passivos do local onde habitam. Querem gozar a cultura de rua, mistura de cafés e pequenas galerias, onde não se traça a linha divisória entre participante e observador, criatividade e criadores"
Ora, sabemos que estas caraterísticas estão localizadas nalgumas cidades e respetivas áreas de influência, o que leva R. Florida a contrariar aqueles que dizem que, com a globalização, o mundo é "plano". Pelo contrário, diz, o mundo é, antes, pontiagudo, desnivelado sendo que, as pontas, têm tendência a serem cada vez mais altas e, os vales (os lugares que definham) cada vez mais cavados. É neste contexto qu R. Florida identifica 40 mega-regiões a nível mundial e, em cada uma delas, destaca o papel das cidades criativas nelas localizadas.
PLANO OU PONTIAGUDO?


 População num Mundo Pontiagudo

mapa da densidade da população mundial a partir do número de habitantes das maiores cidades - uma distribuição assimétrica.
 Atividade Económica num Mundo Pontiagudo

no planisfério são notórios os principais polos da economia mundial: União Europeia, Costa Leste dos EUA e Extremo Oriente - Japão e, cada vez mais, China

Inovação num Mundo Pontiagudo

inovação anda a par com tecnologia e criatividade; não espanta, portanto, a localização dos níveis de inovação mais expressivos com destaque, em particular, do Japão.

Mega-Regiões na América do Norte

Os elementos que caraterizam as mega-regiões são, segundo R. Florida:
-LRP (Light Regional Product), isto é, a relação entre intensidade luminosa e PIB
- População
- Patentes
- Cientistas "Estrelas".










Mega-Regiões na Europa


Para este especialista, o "guru" da Economia Criativa, existem 40 Mega-Regiões que impulsionam a economia mundial e que reúnem:
  • 1/5 da população mundial
  • 2/3 do rendimento económico mundial
  • mais de 85% da inovação global
Mega-Regiões na Ásia


A esta escala destacam-se, para além das mega-regiões nipónicas, as que já se desenham em países como a China, Singapura, Índia e Tailândia.

As cidades criativas, ainda segundo Florida, desenvolvem-se assentes num modelo de "Três T´s" - Tecnologia, Talento e Tolerância:
  • Tecnologia - indústria
  • Talento - realização educacional e realização profissional
  • Tolerância - imigração, abertura dentro da indústria para os recém-chegados, abertura dentro das comunidades para gays e lésbicas
Copyright ©2008 by Richard Florida
Mapas: Who´s Your City? by Richard Florida
 

Blog Archive

Número total de visualizações de páginas