Aqui vem o sol ... e a lua Durante os equinócios ambos os hemisférios recebem quantidades iguais de luz do dia |
É o começo da primavera astronômica no Hemisfério Norte, significando mais luz solar e dias mais longos. A partir daqui até o início do outono (setembro), o dia será mais longo que a noite, pois o Sol percorre um arco mais longo e mais alto no céu todos os dias, atingindo um pico no início do verão
(junho). É exatamente o oposto no hemisfério sul, onde 20 de março marca o equinócio de outono.
Por coincidência, a primeira lua cheia da primavera vai nascer esta noite, iluminando os céus do equinócio. Geralmente, a Lua Cheia chega alguns dias a semanas antes ou depois do equinócio. Está perto, mas não é uma combinação perfeita. A lua cheia desta noite (20 de março de 2019), no entanto, atinge a iluminação máxima menos de quatro horas após o equinócio. Não houve coincidência comparável desde o equinócio de primavera em 2000.
Quando a Lua, em sua órbita ao redor da Terra, atinge o ponto mais distante do Sol, vemos uma Lua cheia.
E porque a Lua está perto do perigeu, é qualificada como uma super lua - a terceira e a última de 2019.
Uma Lua crescente é vista acima do limbo da Terra enquanto a Estação Espacial Internacional orbita a 266 milhas acima do Oceano Atlântico Sul. |
O que é uma super lua?
O termo “supermoon” foi criado em 1979 e é usado para descrever o que os astrônomos chamariam de lua cheia perigeana, isto é, uma lua cheia que ocorre próximo ou no momento em que a Lua, na sua órbita à volta da Terra, está mais perto deste planeta.
Nesta imagem, a Lua está aumentando ou ficando maior. Gibbous significa que é menor que a Lua cheia, mas maior que a forma da Lua no terceiro trimestre.
Image Credit: NASA
Last Updated: March 20, 2019
Editor: Yvette Smith