terça-feira, 30 de abril de 2019

Ocean: Aproveitando o poder dos nossos oceanos

Mais um episódio da série OCEAN, uma parceria entre a Euronews e a Comissão Europeia, neste caso, dedicado às potencialidades do aproveitamento da energia oceânica para gerar eletricidade, uma nova aposta nas energias limpas.

A experiência em causa está a ser realizada na ilha francesa de Ushant, na região da Bretanha, onde habitam 842 pessoas. Dependente de combustível diesel até agora, espera-se que, numa década, seja possível tornar a ilha apenas dependente de energia renovável. Mas, não só, a partir das novas tecnologias, perspetiva-se aumentar a capacidade de produção para 100 gigawatts até 2050. A concretizar-se esta meta, essa energia fornecerá eletricidade a 76 milhões de habitações europeias, o mesmo que 10% do consumo total de eletricidade no continente. Será uma verdadeira exploração do enorme poder da força do mar! A ilha de Ushant fica ao lado de uma das mais fortes correntes de maré da França. Um dispositivo experimental foi colocado no leito do mar a 55 metros de profundidade, o qual converte correntes de maré em eletricidade que é entregue em terra por um cabo submarino.
"É basicamente uma turbina eólica submersa - usamos a energia hidrocinética, a velocidade da água. Assim, a corrente das marés subindo e descendo gira o rotor que aciona um gerador de energia", explica o presidente da Sabella, Jean-François Daviau.
Implantado em outubro passado, o dispositivo é tão alto quanto um prédio de cinco andares. Ele foi projetado para suportar condições oceânicas extremas para evitar manutenção frequente, o que tornaria os custos de operação desproporcionalmente altos. Os testes de confiabilidade devem continuar por mais dois anos, mas quando a tecnologia atingir o estágio comercial, os preços deverão cair para níveis competitivos.
 

Blog Archive

Número total de visualizações de páginas