terça-feira, 28 de maio de 2019

A Dorsal Atlântica


Tal como à superfície da Terra, a crosta terrestre submersa é irregular e composta por todas as formas de relevo observáveis à vista desarmada: montanhas, planaltos e planícies. Enquanto, à superfície, a maior altitude se encontra no Everest - 8 848 metros de altitude - a maior profundidade conhecida tem 11 500 metros - Fossas Marianas. Mais, dada a preservação conseguida pela presença da água, as formas de relevo submersas são poupadas ao resgate erosivo do relevo emerso.
Segundo as conclusões a que os geólogos já chegaram, a Dorsal Atlântica teve origem no limite de placas tectónicas em processo de divergência. Apesar do muito que se conhece da hidrosfera marinha, muito mais haverá para descobrir num continente em contínua mudança. Por exemplo, no âmbito dos estudos que Portugal tem desenvolvido na compilação de dados que justifiquem a sua pretensão ao alagamento da plataforma continental, tem sido possível encontrar fontes hodrotermais ao largo dos Açores.

Hoje, a equipa científica a bordo anunciou que descobriu um novo campo hidrotermal, a 60 milhas da ilha do Faial....“Esta é uma descoberta extraordinária, pois este campo hidrotermal encontra-se a menor profundidade do que outros conhecidos na Dorsal Médio-Atlântica....A maioria dos campos hidrotermais localiza-se em zonas de fronteira de placas tectónicas divergentes, como é o caso da Dorsal Médio-Atlântica que separa o grupo ocidental do grupo central do Arquipélago dos Açores, precisamente onde se encontra o monte submarino Gigante.
 

Blog Archive

Número total de visualizações de páginas