domingo, 29 de setembro de 2019

O que origina as estações do ano?

Esquema A
Nestes esquemas, A e B, é possível constatar, geometricamente, as consequências na duração do dia e da noite, ao longo do ano e em diferentes latitudes, da inclinação do eixo da Terra em relação ao plano da sua órbita. No esquema A, à esquerda, está desenhada a Terra vista de frente e, à direita, observada por cima do polo norte. Reparemos no que sucede no solstício de junho. No plano frontal vemos que o círculo de iluminação (círculo máximo  perpendicular aos raios solares e que divide a Terra em hemisfério iluminado e hemisfério obscuro) faz um ângulo de 23º 27´com o eixo da Terra. Quais as consequências? No hemisfério norte, à latitude:
  • do equador o dia é igual à noite, isto é, 12h dia e 12 h noite
  • superior à do equador e até ao círculo polar ártico o dia dura mais do que a noite
  • do círculo polar ártico e até ao polo norte o dia dura 24 horas.
Conclusão: é verão no hemisfério norte e inverno no hemisfério sul.
Nos equinócios, quer de setembro quer de março, o círculo de iluminação coincide com o eixo da Terra. Daqui resulta que, em qualquer lugar, o dia e a noite registam duração igual.

No solstício de dezembro observámos o contrário do que descrevemos em junho. Donde, no hemisfério norte os dias serão menores do que a noite e, nas regiões polares do ártico será só noite. No equador é sempre o mesmo nos 365 dias do ano. Por isso, nas regiões tropicais de baixa latitude, não se fala nas quatro estações do ano mas, antes, na estação seca e na estação das chuvas.
Esquema B
No esquema B, vemos a tradicional representação geométrica do movimento de translação da Terra em torno do Sol nas quatro posições que correspondem às quatros datas mais importantes da sua órbita ao longo de um ano. Reparemos que:

  • a Terra roda em torno de si própria e em torno do Sol em sentido direto (as setas apontam para uma direção oeste-este contrária ao movimento dos ponteiros do relógio)
  • entre um equinócio e um solstício ocorre um período de três meses
  • a inclinação do eixo da Terra mantém-se na mesma posição
  • o que varia é o traçado do círculo de iluminação.
 

Blog Archive

Número total de visualizações de páginas