| Chile, leito seco do lago Aculeo |
Não esqueçamos o seguinte. A água que havia no tempo dos dinossauros é a mesma que a água dispõe hoje. Qual é a diferença? O comportamento do ser humano! Quando as opções que se tomam colocam, , em primeiro lugar, os interesses económicos ao serviço da política, frequentemente, acabam por originar graves e, por vezes, irreversíveis, consequências.
É o caso desta notícia sobre o desaparecimento do lago Aculeo. De local paradisíaco de águas transparentes e cheias de vida, de forte atração turística e fornecedor do bem essencial para a vida das populações locais, o lago está reduzido a um leito seco e gretado. Mesmo com as identificadas alterações climáticas, os estudiosos concluíram que, a principal causa para este "desaparecimento", foi a decisão política de tornar legalmente viável a privatização da água.
Discutamos, então, esta problemática. Coloquemos de lado as opções políticas. Dada a importância vital da água façamos um esforço para, como cidadãos, refletirmos e pesarmos se devemos assumir o papel de espectadores ou de agentes de uma cidadania ativa.