terça-feira, 17 de fevereiro de 2026

Eclipse Solar - 12 Agosto 2026

Eclipse Anel de Fogo
Segundo a edição do Observador, o Eclipse "Anel de Fogo" desta terça-feira inicia três anos de grandes eventos cósmicos: o maior a 12 de agosto ... em Espanha. Apesar do eclipse desta terça-feira - 17 Fevereiro 2026 - ser considerado o primeiro grande evento do triénio e ser observável, nomeadamente, na Antártida 
onde será contemplado por mais pinguins do que pessoas, (...) , o próximo (12 Agosto) poderá ser observado com intensidade máxima no nordeste transmontano de Portugal. Será o primeiro desde 1912 e o último até 2144. Porquê "Anel de Fogo"? O nome deriva do facto da Lua não cobrir, neste caso, totalmente o disco solar, quando se posicionar entre o Sol e a Terra. 

Antecedendo esta notícia, já na edição de 23 de Dezembro passado, o mesmo jornal on-line, publicava que "Em 2026, durante cerca de 26 segundos, [a 12 de agosto] o dia transforma-se em noite no nordeste transmontano”, tal como referido num comunicado da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica. Mais, acrescentava, que Segundo cálculos de Rui Jorge Agostinho (investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço) o obscurecimento será de 98,2% no Porto, de 94,5% em Lisboa, de 92,7% em Faro, ficando abaixo dos 80% no Funchal (77,5%) e em Ponta Delgada (76,9%).
Já em termos peninsulares, a trajectória do fenómeno, com um obscurecimento total, percorrerá a Península de oeste a leste e passando por várias capitais provinciais, de A Coruña a Palma, incluindo León, Bilbao, Saragoça e Valência, segundo o Observatório Astronómico Nacional de Espanha.

 Imagem retirada do Observatório Astronómico Nacional, OAN (Instituto Geográfico Nacional, IGN) de Espanha

 

Blog Archive

Número total de visualizações de páginas