sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Dentro de 300 milhões de anos, existirá o super-continente Aurica

Na edição de 28/10/2016, do Público, podemos ler este interessante artigo sobre as conclusões a que chegaram três cientistas, dois portugueses - João Duarte e Filipe Rosas, e  um australiano - Wouter Schellart, a propósito da formação provável de um único continente daqui a 300 milhões de anos.
Batizado com o nome de Auricaeste supercontinente resultará da movimentação das placas tectónicas e do fecho dos atuais oceanos Atlântico e Pacífico ou, pelo menos, de um deles. Entre razões que sustentam esta tese está a formação de novas áreas de subducção, áreas onde a placa oceânica mergulha por baixo da placa continental.
Estes fenómenos ocorrem em ciclos de 500 milhões de anos. Por exemplo, há 200 milhões de anos, a Pangeia seria o único continente e a América do Sul estava ligada à África.
https://www.publico.pt/ciencia/noticia/novo-supercontinente-nascera-dentro-de-300-milhoes-de-anos-e-chamarsea-aurica-1749178






Localização dos novos arcos em zonas de subsecção do Oceano Atlântico: Escócia, Pequenas Antilhas e Gibraltar. As setas brancas em que se estão a descolar as placas.                                                                                                                                                                                                                                                                   
 

Blog Archive

Número total de visualizações de páginas