No dia 22 de março de 2018, Dia Mundial da Água, o secretário geral das Nações Unidas, António Guterres, apelou ao mundo para a urgência em se adotarem meios eficazes para a resolução dos gravíssimos problemas sociais, económicos e políticos derivados das assimetrias que persistem no acesso à água por grande parte da população mundial. Entre as soluções mais preconizadas estão as que são designadas por NBS (nature-based solutions), isto é, soluções inspiradas e apoiadas pela natureza.
Como diz no texto que acompanha o vídeo:
Cada gota de água faz a sua jornada sem fim através do céu, do solo e dos riachos ... através de nossas vidas e de volta à natureza. Em muitos lugares, o nosso meio ambiente está danificado e deixa-nos com água poluída ou sem água. A natureza é infra-estrutura verde. Um sistema que nos fornece a água de que precisamos para sobreviver e prosperar.
- Florestas e campos saudáveis impedem que o solo e os produtos químicos sejam levados para os rios.
- Lagos, zonas húmidas e várzeas armazenam, purificam e controlam a água.
"Sem uma gestão eficaz dos nossos recursos hídricos, arriscámos a intensificação dos conflitos entre as comunidades e, mesmo, o aumento das tensões entre as nações", disse o secretário geral. Na mesma altura, foram, também, divulgados os três objetivos que, segundo a Organização das Nações Unidas, irão nortear as atividades que se perspetivam para a "Década da Água, 2018-2028":
- Melhorar a luta contra o stress hídrico contrariando a abordagem fragmentada sobre o abastecimento da água, o saneamento, a gestão da água e a redução dos riscos de catástrofes;
- Combater a mudança climática;
- Reforçar a resiliência.