terça-feira, 14 de agosto de 2018

Perseidas - O espetáculo de fogo de artifício da Natureza em agosto


Nature’s Fireworks Show in August
Consequência da passagem pela órbita da Terra dos escombros do cometa 109P/Swift-Tuttle, os meteoros Perseidas poderão ser vistos até 60 por hora no auge do fenómeno.
Este ano, 2018, a noite de 12 para 13 de agosto foi considerado o lapso de tempo mais adequado para a observação que, em situação ideal, deverá ocorrer onde não haja interferência de luzes públicas ou de equipamentos digitais. Dado tratar-se de uma interceção cíclica, a próxima passagem será em novembro do ano de 2126.
Os rastos de luz visível que se vêem, e a que, popularmente, se chama de estrelas cadentes, resultam do atrito que as partículas que entram na alta atmosfera desenvolvem  e o consequente aumento de temperatura que as torna incandescentes. Um foguete de fogo de artifício lançado da superfície da Terra atinge uma velocidade de cerca de 241km/h. Já a velocidade que as partículas de um meteoro Perseida regista é de 212 000km/h!!! Por isso, o calor que o atrito provoca e a desintegração da grande maioria dos meteoros que são atraídos pela força gravitacional da Terra.

 

Blog Archive

Número total de visualizações de páginas