Da informação disponibilizada pelo IPMA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera - constam mapas dinâmicos que nos permitem ver, em animação, o que se passa na troposfera quanto ao comportamento de alguns dos elementos de clima no tempo que se faz sentir num dado momento: temperatura, vento, pressão atmosférica, por exemplo. A imagem ao lado , vista na página do IPMA, mostra a direção do vento cerca das17h30m do dia 26 de março de 2019, um dia onde se registaram já varios focos de incêndio. O que não admira dado estarem reunidos três fatores propícios: temperatura elevada para a época, falta de precipitação (0%) e humidade relativa baixa o que implica vegetação muito seca. No mapa
dinâmico veja-se como as setas se deslocam do interior da Península para o Oceano, de leste para oeste, em divergência como é típico da circulação anticiclónica. No canto suerior esquerdo, pelo contrário, vê-se uma pequena depressão para onde convergem os ventos em rotação em sentido direto.
Nesta outra imagem, é notório o contraste de temperatura do ar entre a região Centro e Alentejo e o Norte do país assim como o Algarve.
Na carta sinóptica a seguir, estão assinalados os anticiclones responsáveis pelo tempo seco e quente que está a afetar esta semana Portugal Continental.
Quer na carta sinóptica (ou meteorológica) quer na fotografia via satélite é visível aquela depressão a que se alude atrás (B).