Sistema urbano e acessibilidades em Portugal continental
(in PNPOT, DGT, 2007)
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- A estrutura organizacional do território depende, em larga medida, do sistema de acessibilidades, determinante na cultura de proximidade
- São notórias as assimetrias dominantes no país
- Existe a centralidade estratégica assumida pelas Áreas Metropolitanas do Porto e de Lisboa
- Existe, também, a assimetria entre o litoral e o interior
- As cidades como polos de ofertas diversas, das mais vulgares às raras, provocam na sua circunvizinhança, um esvaziamento populacional, associado a elevados níveis de desemprego estrutural e envelhecimento continuado.
Destaque do INE |
O Índice Sintético de Desenvolvimento Regional (ISDR) (INE, 2016), baseado num modelo conceptual que privilegia uma visão multidimensional que inclui os Índices de competitividade (mapa A), de coesão (mapa B) e de qualidade ambiental (mapa C) - coloca quatro, das 25 regiões NUT III portuguesas em posição cimeira, superando a média nacional em termos de desenvolvimento regional global, a saber, as Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto, o Alto Minho e a Região de Aveiro.
Índice de competitividade (A), de coesão (B), de qualidade ambiental (C)
e Índice Sintético de Desenvolvimento Regional (in INE, 2016).
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Territórios do Interior – Limites geográficos (Fontes: CAOP2015;
Deliberação CIC n.º 55/2015) (elaboração UMVI)
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O âmbito territorial dos Territórios do Interior inclui 165 dos 278 municípios do país, distribuídos por 21 das 23 NUT III, com uma área global que perfaz quase 70% do território nacional, com uma população total de 2,2 Milhões (aproximadamente 20% do total), distribuída por 66 500 km2. Os territórios do interior apenas estão ausentes das regiões do Oeste e da Área Metropolitana de Lisboa, ainda que com pesos distintos nas restantes regiões.
A abordagem multicritério que esteve na base da classificação territórios de baixa densidade, agora territórios do interior, engloba a densidade populacional, a demografia, o povoamento, as caraterísticas físicas do território, a socio-economia e as acessibilidades.